Fórum Subtropikal termina valorizando o lado humano da criatividade na moda, arquitetura e colaborativismo

August 19, 2016

O segundo e último dia de Fórum Subtropikal foi intenso, com painéis que prenderam a atenção dos presentes do início ao fim. Afinal, não é todo dia que se conversa sobre as mudanças na moda, no convívio entre as pessoas e no setor do empreendedorismo criativo, certo? Apesar da chuva, mais de 120 pessoas passaram pelo Teatro do Paiol para se encontrar e conversar.

Fotos: Ebraim Martini - Veja todas AQUI.

No primeiro painel A Nova Moda, as irmãs Júlia e Debora Alcântara do blog Tudo Orna e Orna Concept, Diego Malicheski da marca Rocio Canvas e Larissa Marques da Fermín Cacarecos conversaram sobre os caminhos que estão levando o mercado da moda a se reinventar frente à nova realidade do lowsumerism e novas mídias. A mediadora Mariah Salomão, do NovoLouvre, não economizou na profundidade do tema, e o debate foi quente!

Logo após, Cristina Pagnincelli do Criatipos, Vicente Frare da Pulp e Andrea Greca da Berlin pontuaram os motivos que os fizeram voltar para Curitiba e tentar construir suas vidas e carreiras profissionais aqui, e a Camila Cornelsen deixou claro como, na sua área de atuação (direção de fotografia e filmes) ainda é difícil estar longe de um centro urbano como São Paulo. Em um bate-papo descontraído e até mesmo poético, todos concordaram que o essencial para se fixar em uma cidade, seja ela qual for, é sentir estar em casa dentro de si mesmo – o que foi explorado amplamente no painel seguinte, sobre Espiritualidade e Convívio. Neste, foram questionados os “excessos de certezas” que tornam as pessoas menos propensas a se relacionar com os outros, apontado como o “Estado Islâmico de cada um”, pelo psicoterapeuta Tonio Luna. A necessidade de se reconectar consigo mesmo, desligando-se do mundo virtual foi amplamente debatida por Leo Guimarães (pai de santo), Martina Cruz do espaço Anam Cara e Henrique Ressel (antropólogo), bem como o resgate da identidade brasileira dos nossos ancestrais, sábios índios que mantinham contato estreito com a natureza e guiavam-se por motivos mais humanos do que o tempo e o dinheiro.

Após o coffee break, o projeto Red Bull Amaphiko apresentou o painel sobre a Acupuntura Urbana, de Renata Minerbo e Andrea Sender, iniciativa que visa pesquisar a fundo as comunidades mais carentes e melhorar seus espaços dentro das cidades – uma praça, parque ou rua por vez. O embasamento jurídico e ambiental a estas transformações locais foi feito por Aristides Athayde, do Hub Verde, que ressaltou a importância de se ter uma equipe de profissionais à postos para lidar com infrações ambientais de larga escala. Segundo Athayde, o direito está se modificando para atender a causas locais entre a própria comunidade, reduzindo a burocracia.

Finalizando um dia inspirador, o empresário Ricardo Dória da Aldeia Coworking, mediou um painel sobre as dores e delícias de se criar em conjunto, ou colaborar, e de tentar sozinho. As convidadas especiais Flavia e Marina da Mooca, de Belo Horizonte, explicaram sobre o funcionamento da iniciativa, onde diversos micro empreendedores criativos dependem uns dos outros para crescer com mais força, ao invés de tornarem-se concorrentes. Maria Teresa Fornea, criadora do projeto Amigo PME, convidou a todos para aprenderem mais sobre empreender gratuitamente no site www.amigopme.com.br enquanto Henrique Cabral da Base Collective explicou os funcionamentos, falhas e acertos do sistema colaborativo de trabalho, esclarecendo muitas dúvidas de todo pequeno e micro empreendedor que trabalha em qualquer área criativa.

Encerramos o Fórum Subtropikal com uma sensação de dever cumprido, sabendo que as pessoas que participaram de um ou mais debates foram realmente tocadas pelos assuntos que permeiam as vidas de tantas pessoas, mas muitas vezes não têm a importância e a profundidade que gostaríamos. O espaço para refletir sobre o mundo e sobre cada um de nós foi criado, e só podemos esperar para o que a próxima edição do Subtropikal nos reserva!

A presença de cada um foi muito importante para todos nós.

Obrigado e até 2017!

Equipe Subtropikal

Últimas notícias

Subtropikal traz o empresário Facundo Guerra para segunda edição do REFLITA

June 5, 2017
O olhar do argentino-brasileiro transformou lugares esquecidos em atrações sensacionais.
Saiba Mais

Subtropikal concorre ao Prêmio Brasil Criativo

March 13, 2017
A premiação é a principal da economia criativa brasileira!
Saiba Mais

MURAL SUBTROPIKAL é entregue para Curitiba

August 29, 2016
Legado do Festival Subtropikal convida todos a viver a cidade.
Saiba Mais

Primeiro dia do Fórum Subtropikal traz feminismo, comida, diversão e arte para o debate

August 18, 2016
Se muitos tinham a impressão de que criatividade é restrita a publicitários e artistas, enganam-se!
Saiba Mais

Festival Subtropikal no Spotify® - o mood Subtropikal aonde você for!

August 1, 2016
Três playlists criam o mood perfeito para explorar, refletir e curtir à sua maneira.
Saiba Mais

Um Dia na Ópera marca lançamento do Festival Subtropikal

July 7, 2016
Em Agosto a ideia é fazer ainda mais: o Subtropikal quer provocar os habitantes da cidade a redescobrir a vocação de Curitiba para a criatividade!
Saiba Mais

Subtropikal é Festival de Criatividade Urbana que acontece em agosto em Curitiba

July 7, 2016
Fórum, festa, exposições, oficinas e a pintura de um grande mural compõem a programação, de 13 a 21 de Agosto.
Saiba Mais