2016

Em nosso primeiro ano de vida, realizamos um fórum de debates em profundidade no famosíssimo Teatro Paiol e uma festa invertendo a lógica da Ópera de Arame: colocando as pessoas pra dançar no meio de um dos palcos mais famosos do país. Também entregamos um legado para a cidade: um mural de 400m2 que hoje estampa o prédio histórico do Moinho Rebouças, que hoje abriga a sede do Vale do Pinhão, maior ecossistema de inovação público no Brasil. Fomos finalistas do prêmio Prêmio Brasil Criativo na categoria Legado Imaterial com a campanha “Viva sua Nova Cidade” assinada pela TASTE.

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image

2017

Ocupando um imóvel do ciclo da Erva Mate paranaense, o Casarão Bittar, o Subtropikal ofereceu mais de 40 workshops em áreas de interesse diversas: de drones e coolhunting a stencil. A instalação Solar e o Humanscope foram projetos inéditos, que deram o que falar somados a showcases de artistas talentosos. Os bate-papos em profundidade aconteceram na Capela Santa Maria, tendo o empreendedor Facundo Guerra e o designer Manoel Coelho como convidados especiais. 

A energia da Festa Subtropikal ficou por conta da estreia do BaianaSystem em Curitiba, mais performance da Mulamba com interferência de Alexandre Linhares (H_AL) na Ópera de Arame. Em 2017 o Subtropikal ganhou o Destrava Awards.

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image

2018

Ocupando o Palacete Zacarias, no coração do Centro curitibano, o Subtropikal trouxe debates sobre consumo, consciência, futuro, criatividade e relações para o centro durante a semana. Workshops como produção musical e aceleração de marcas de design foram sucesso, e a Casa Subtropikal recebeu intervenções incríveis: visuais, sonoras e sensoriais, como a parceria com o festival KinoBeat que trouxe a artista Luisa Putterman, ou o diorama criado pelas artistas curitibanas Janete Anderman e Cinthia Ribas, passando pela performance de shibari de Fabio Damottae pela instalação 3D concriada por Fred Freire e Chilli Beans.

Ao fim da semana a Festa na Usina 5 recebeu NAVE, Flora Matos, Rico Dalasam, Rael, Teto Preto, rhr, Cauana, Discoteca Odara e o Sul-Africano Esa em uma festa de encerramento que marcou história.

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image

2018 – Florianópolis

Com apoio do Centro Sapiens e talento do artista Rodrigo Level o Subtropikal deixou um legado em sua primeira edição em Floripa: uma quadra anexa ao MESC, onde está em construção o primeiro coworking público de Santa Catarina.

Foram 3 dias de intervenções, bate-papos, bazar de criativos e showcases na quadra batizada de Square Lab e no Museu. Falamos sobre impacto social, arte, ocupação de espaços e a indústria do entretenimento na Ilha; embalados pela Sounds in da City com Selvagem e pelo supergrupo Cores de Aidê – mulheres pioneiras na percussão no país.

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image

2019 – Curitiba

Em 2019 a edição principal do Festival Subtropikal ocupou o centro cultural Cine Passeio, com a instalação Criatividade: Simples colorindo o recém-inaugurado Terraço. Ao longo da semana mais de 5.000 pessoas passaram pelo Cine, participando da Feira Autoral de criativos, da MAMUTE Feira Gráfica, dos bate-papos, pitches, masterclasses e workshops sobre temas como design, moda, inovação, música, audiovisual, cultura e entretenimento. 

Para encerrar a semana, uma festa de 12 horas de duração: Luedji Luna, Forró RED Light, Carne Doce, Heavy Baile, Orquestra Vermelha, GOP TUN DJs e mais foram recepcionados pela host Siamese. Uma noite que marcou história!

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image

2019 – Florianópolis

O último evento off-line do Subtropikal aconteceu n’O Sítio, espaço de arte e tecnologia localizado na magnífica Lagoa da Conceição em Florianópolis. Foram dias de bate-papos incríveis, onde conectamos creators e pessoas que fazem a diferença na Ilha, a começar pelos co-criadores que desenvolveram encontros de descobrimento para tornar Floripa mais sustentável, mais criativa, com mais impacto ou para valorizar os musicistas e beatmakers da ilha. Junto com nossa patrocinadora Stella Artois co-criamos um guia de restaurantes independentes para se conhecer, de Norte a Sul passando pelo Continente.

Além de uma noite intimista com Gop Tun, também fizemos junto do Baile da Brum o primeiro show do Heavy Baile.

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image

2020 – Maratona Subtropikal

Em meio à pandemia: afeto, conexão, presença e atitude para nossa comunidade.

Uma jornada de experiências on e offline: a Maratona aconteceu no dia 22/08/20 aproximando os compradores do Kit Subtropikal de maneira única e lembrando que estamos todos próximos (sem clichês). Atividades ao longo do dia/noite se desdobravam simultaneamente para os 170 participantes. Juntos, eles realizaram uma co-criação de inteligência coletiva que resultou num material inspirador.

Quem não comprou seu kit para participar da jornada, ainda pôde assistir às lives de artistas de festas locais, onde projetávamos os participantes do Zoom direto no vão do MON (Museu Oscar Niemeyer), dando ilusão de uma “pista de dança” virtual. Foram 7 horas de festa onde artistas, público e imagens de drone substituíram o contato presencial das nossas famosas festas.

Slide Image
Slide Image
Slide Image
Slide Image